Gaivota

Notícias

Voltar

Triathlon

Triathlon

O triathlon é um esporte que surgiu em 1974 na cidade de San Diego, Estados Unidos, onde os atletas realizam três modalidades diferentes, sempre numa mesma sequência: natação, ciclismo e corrida.

Os formatos mais comuns das provas são:

I. Sprint Triathlon: os atletas nadam 750 metros no mar, pedalam 20 km e correm 5 km;

II. Triathlon Olímpico (desde Sidney 2000): 1.500m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida;

III. Triathlon de Longa Distância:

a. Meio Iron também chamado de Ironman 70.3: com 1.900 m de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida;

b. Ironman, cujo o desafio é chegar ao fim depois de nadar 3.800 m, pedalar 180 km e percorrer 42 Km e 195 metros de corrida;

c. Triathlon Ultraman: disputado em três dias, consiste em 10 km de natação e 145 km de ciclismo no primeiro dia, 276 km de ciclismo no segundo dia e para finalizar 84 km e 400 metros de corrida no terceiro dia.

O Ultraman exige dos atletas muito preparo físico e resistência para completar uma prova verdadeiramente de “Endurance”.

História do Ironman

Quando se fala em Havaí, a primeira imagem que nos vêm à cabeça é a do próprio paraíso tropical na terra, ondas gigantescas, a meca do surf, hula-hula, vulcões e outras coisas. Perdida no Pacífico, ao sul do trópico de câncer, a 3.846 Km a oeste de São Francisco e a 6.196 Km a leste do Japão, está o arquipélago do Havaí, composto 8 grandes ilhas vulcânicas, sendo que a maior, Kona ou Big Island é o teatro atual e anual da mais importante, emocionante, difícil e o sonho de todo triathleta: O Ironman – A prova que consagrou o triathlon para o mundo, e cujos concluintes são aclamados “homens de ferro“.

O Ironman nasceu como uma aposta louca para se conhecer os limites da resistência humana, até então o máximo de loucura aceitável era os 42.195 metros da lendária maratona do grego Pheidippides.

Tudo começou em torno das canecas cheias de cerveja na Brasserie Primo Brewery, Honolulu, Capital do Estado do Havaí, que fica na Ilha de Oahu. Era uma dezena de marinheiros com idades variando entre 30 e 40 anos, afogando na cerveja a amargura de uma derrota numa corrida de revezamento super rápida, em que haviam sido batidos por jovens mariners. Inconformados com a derrota, eles se perguntavam como poderiam provar que eles eram mais resistentes e ainda capazes de ganhar dos mais jovens, qual a prova havaiana que representava o maior desafio? Seriam os 3.800 metros de natação da tradicional Waikiki RoughWaterSwim? Ou 180 Km de ciclismo da famosa AroundtheIslandBikeRace? Ou ainda os intermináveis 42,195 Km da maratona de Honolulu? Um capitão da marinha, de 42 anos, John Collins, levantou-se e lançou o desafio: A prova mais dura seria aquela que englobasse as três provas mais difíceis da ilha juntas e no mesmo dia. Todos riram e ele completou: “Conheço 11 pessoas que conseguiriam ir até o fim“.

A idéia fez seu caminho, e alguns meses depois daquele fim de tarde de Outubro de 1977, mais precisamente no dia 18 de Fevereiro de 1978, 15 homens, na sua maioria corredores ou nadadores se apresentaram para a largada do primeiro Ironman da história. Eles não podiam imaginar que estavam escrevendo uma página importante, a primeira, aliás, da história de um novo esporte que em poucos anos iria se difundir pelo mundo inteiro e conquistar milhões de adeptos. Um motorista de táxi de Honolulu, John Haller, foi o primeiro homem de ferro a completar a prova com o tempo de 11 horas 46 minutos e 58 segundos.

Dos 15 que largaram em Waikiki Beach, 12 a completaram. A prova que ninguém acreditava ser possível havia encontrado seu nome e seu primeiro herói. Em 1982 a quinta edição da prova ganhou um patrocinador, a cerveja Bud Light. Ela ganhou dimensões e hoje apenas 1.500 atletas podem participar sendo a única prova do mundo a ter uma seletiva.O Ironman é um sucesso de público e crítica, o maior “Best-Seller” do triathlon, a prova referência como modelo de organização, alegria e distância. E foi exatamente por causa do Ironman, e não poderia ser de outra maneira, que surgiram os primeiros triathletas tupiniquins e depois deles as primeiras provas.

O triathlon em sua versão inicial, ou seja, o Ironman deu origem a novas modalidades edistância.

Especificamente no triathlon, além da distância clássica do Ironman, temos atualmente o Meio Ironman: (1.900 metros de natação, 90 Km de ciclismo e 21 Km de corrida); a distância olímpica: (1.500 metros de natação, 40 Km de ciclismo e 10 Km de corrida) e o Shot-Triathlon: (750 metros de natação, 20 Km de ciclismo e 5 Km de corrida), além das modalidades Aquathlon e Biathlon.

Ironman Brasil

Em sua edição 2014 em Florianópolis, Santa Catarina, o Ironman Brasil vai se consolidando cada vez mais no cenário internacional. A melhor prova disso é a presença de cerca de 2 mil atletas, representando 35 países, que disputarão a edição deste ano, no dia 25 de maio. As inscrições para a edição 2014 do Ironman Brasil Florianópolis 2014 foram abertas pela Internet no dia 7 de junho de 2013, às 11h, e em cerca de 17 minutos as 2 mil vagas foram esgotadas. O importante neste processo, além de todo o profissionalismo aplicado ao evento, é justamente uma avaliação segura no que diz respeito ao crescimento correto do evento, garantindo a segurança de todos os participantes.

Essa visão mais profissional acabou sendo o ponto principal para que a disputa atingisse o nível atual. Sob o comando da Latin Sports e a partir de sua mudança para Florianópolis, ambos em 2001, depois de passar pelo Rio de Janeiro e Bahia, o Ironman Brasil conseguiu se firmar no calendário, graças também a um forte trabalho de divulgação no exterior. Além disso, as condições oferecidas pelo local e poder público contribuíram para que fosse feito um dos mais seguros e técnicos percursos do calendário.

Ironman na atualidade

Atualmente, além da etapa final, no Havaí, existe um circuito mundial de 26 provas de Ironman cobrindo diversos destinos no mundo, tais como:

Estados Unidos, Canadá, China, Áustria, Brasil, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, Malásia, África do Sul, França e Japão. Todas as provas são organizadas por empresas que licenciam o uso da marca Ironman, propriedade da WTC (World Triathlon Corporation). A inscrição para o evento custa em média US$ 600.

O Ironman de Kona, no Havaí, é o Campeonato Mundial de Ironman. As inscrições são limitadas a 1.700 pessoas, conquistadas por qualificação ou através de um sistema de loteria.

O tempo de duração de uma prova de Ironman pode variar entre 8 e até 17 horas, dependendo da condição física e preparo do atleta. Os atletas profissionais competem por prêmios em dinheiro e a chance de disputar o campeonato mundial no Havaí.

Referências

1- http://www.diariodeumatletaamador.com.br/historia-do-ironman-havai-brasil/
2- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ironman_Triathlon
3- http://grupolatin.com.br/novo/sports/events/ironman-brasil-florianopolis-2014/imagem_face

Facebook Twitter