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Iniciação a Corrida de Rua

As férias de verão estão chegando e, para muita gente, a hora é de entrar em forma. A corrida é uma das atividades mais procuradas para quem quer atingir esse objetivo a tempo de pegar uma praia em janeiro.

A corrida está entre os exercícios físicos mais procurados nos últimos anos. Diferente do que acontecia na Grécia Antiga, onde o esporte era praticado apenas por um grupo restrito de homens, a corrida disseminou-se em todas as camadas sociais, faixas etárias e profissões, chegando ao número de 4 milhões de praticantes no Brasil, segundo pesquisa do Ibope.

Não é para menos: a corrida traz uma série de benefícios que ultrapassam o plano físico. Além de emagrecer e combater diversas doenças, como hipertensão e diabetes, quem corre tem mais chances de sorrir para a vida, faz parte de um círculo social diferente do cotidiano, melhora autoestima, e aumenta o bem-estar.

Antes de abordar o nosso assunto principal, vamos falar sobre o que não se pode fazer na iniciação: 10 erros cometidos por um iniciante:

  1. 1 – Não realizar exames
  2. 2 – Não seguir orientação de um profissional
  3. 3 – Exceder sua capacidade física nos treinos e provas
  4. 4 – Correr com dores
  5. 5 – Não respeitar o descanso
  6. 6 – Não buscar orientação nutricional
  7. 7 – Correr com pessoas mais velozes
  8. 8 – Não usar acessórios apropriados
  9. 9 – Não prevenir as lesões com o fortalecimento muscular
  10. 10 – Não ter metas.

Estes são os maiores e piores erros de um corredor iniciante. Vamos pensar agora no que seria necessário para começar a correr, qual é o procedimento perfeito. Bom, qualquer pessoa pode praticar a corrida. Mas, antes de começar a suar a camisa, devemos tomar algumas precauções.

5 Passos para a Iniciação da Corrida
Avaliação médica (check-up completo) Essencial
Avaliação Física (composição corporal) Recomendado
Avaliação Postural Recomendado
Avaliação Nutricional Recomendado
Buscar Orientação de um Profissional de Educação Física Recomendado

 

Todos os passos acima são primordiais para a prática da corrida com segurança. Para correr, você não precisa ser um exímio atleta. Aliás, boa vontade é mais bem-vinda do que habilidades específicas quando o assunto é corrida. Mas, atenção: isso não quer dizer que o esporte não exija cuidados.

REFERÊNCIAS

Disponível em:> http://df.divirtasemais.com.br/app/noticia/programe-se/2014/10/31/noticia_programese,152279/corrida-e-uma-das-atividades-mais-procuradas-por-quem-quer-entrar-em-forma.shtml

 

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