Gaivota

Notícias

Voltar

Corridas de Montanha

Corridas fora do asfalto por estradas de terra, trilhas e montanhas junto à natureza e belas paisagens. Este é o grande desafio deste novo seguimento, ser diferente, no que diz respeito à interação do serhumano com o meio ambiente e o seu autoconhecimento. O atleta não precisa se preocupar com seu rendimento, ou pelo menos este não é o foco, mas sim, explorar novos caminhos onde o correr irá envolver a emoção, sentimento e diversão, gerando saúde e qualidade de vida.

As corridas em montanha surgiram na Europa e sua origem se confunde com o próprio atletismo. Provas como a Ultratrail du Mont Blanc e seus mais de 100 quilômetros percorridos em trilhas ao redor da maior montanha da Europa ocidental; e a Gore-Tex Transalpine Challenge, que tem largada na Alemanha, cruza a Suíça e termina na Itália, após uma semana de muita subida e descida por campos e trilhas já são clássicas.

Nos Estados Unidos temos a Western States como uma das ultramaratonas mais famosas realizada em terrenos naturais, atravessando inclusive áreas de proteção. o que no Brasil seria motivo para muita gritaria também.

Em nosso país o esporte levou um pouco mais de tempo para oferecer provas e condições adequadas à prática deste esporte. As primeiras provas surgiram apenas no início deste século, em ações localizadas nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Desde 2006 o Paraná conta com seu circuito local, o Circuito Paranaense de Corridas em Montanha, organizado pela Naventura Eventos Esportivos. Na implantação do circuito foi realizada inclusive uma apresentação no CPM – Clube Paranaense de Montanhismo, demonstrando que esta atividade não prejudica de forma alguma os locais onde elas são realizadas e que trilhas na Serra do Mar não fazem parte de nenhuma prova.

Temos muitas provas disponíveis para os interessados em começar nas corridas de montanha, e estas provas proporcionam sempre duas ou mais metragem em busca pelo aumento de corredores.

No estado de São Paulo existe a Copa Paulista de Montanhas, no Rio de Janeiro existe o campeonato carioca de corrida de montanhas.

Um dos organizadores de eventos de montanha mais antigos é o Mountain Do é um circuito de corrida de montanha pioneiro no Brasil, inspirado na fusão das corridas populares de rua com as tradicionais corridas européias da região dos Alpes suíços, italianos e franceses, na década de 90. No Brasil, é uma corrida entre trilhas e montanhas, integrando natureza, desafios e superação, nas modalidades individual e de revezamento, cujas distâncias variam entre 4 e 42 km e que acontecem nas principais cidades turísticas brasileiras e no Deserto do Atacama, no Chile.

A primeira edição do Mountain Do foi em 2004, com uma corrida de revezamento ao redor da Lagoa da Conceição, em Santa Catarina. Na segunda edição, em 2005, houve um aumento superior a 50% no número de equipes inscritas. Assim, em alguns anos, com o expressivo crescimento do evento, o número de atletas passou a ser limitado a 1200, garantindo sua qualidade e a segurança dos participantes.

Em 2008 foi criado o Mountain Do Costão do Santinho com a modalidade de revezamento que passou a ser individual em 2013, e em 2010 surgiu o Mountain Do Circuito de Charme, apresentando corridas individuais em Campos de Jordão-SP, em Canela-RS e na Praia do Rosa-SC. O mais recente lançamento Mountain Do foi sua etapa internacional, no Deserto do Atacama, no Chile, trazendo mais sucesso e visibilidade as corridas.

Referência:

Disponível em:> http://corridasdemontanha.com.br/site/?p=265
Disponível em:> http://www.mountaindo.com.br/historia/

Facebook Twitter